sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bailarinos X Alimentação

Geralmente a alimentação de bailarinas não é adequada já que exigências como a manutenção do baixo peso observado fazem com que atletas desse porte caminhem para distúrbios alimentares e uma conseqüente e severa perda de peso.
Observou-se em alguns estudos realizados que a alimentação de praticantes desse esporte é carente em cereais, fibras e proteínas. Foi ainda relatado que a dieta era ainda mais restrita em períodos de apresentações e que 60% das atletas tomavam suplementos vitamínicos, para que, assim, explicassem a carência desses nutrientes na alimentação.
Para manter o peso de uma forma saudável, algumas dicas são importantes:
  • Beba bastante água durante o dia, e principalmente durante o treino;
  • Coma mais alimentos com um alto teor de fibras (cereais como aveia e trigo, frutas como ameixa, mamão, maçã entre outros);
  • Procure fracionar a sua dieta fazendo vários lanches durante o dia;
  • Não pule refeições;
  • Coma devagar mastigando bem os alimentos;
  • Nunca deixe de atingir suas necessidades calóricas e adeque sua alimentação consumindo alimentos de todos os grupos, já que cada um deles possui diferentes e importantes funções no seu organismo: 
Lembre-se:
  • Energéticos: pães, massas, cereais, bolos - responsáveis pelo fornecimento de energia para a realização das atividades diárias;
  • Construtores: leite e derivados de carnes, ovo - responsáveis pela síntese ou reparação de tecidos do corpo;
  • Reguladores: frutas e verduras, legumes - responsáveis por regular todos os processos ocorrentes no organismo e melhorar a função Intestinal.
Além disso, essa alimentação deve ser balanceada contendo todos os tipos de alimentos para que não haja carência de nenhum nutriente.
Assim, a bailarina irá manter o peso desejado de uma forma saudável e não terá qualquer prejuízo relacionado à saúde, e ainda terá o desempenho adequado ao praticar o balé. Percebe-se então que todos os seus objetivos serão alcançados .

Curiosidades importante:
PARA A MEMORIA: Alimentos como beterraba, atum, couve, cenoura. O peixe faz bem uma vez por semana, para quem é vegetariano substitua o atum pela castanha do pará (duas por dia).

PARA EVITAR CAIMBRAS: Cogumelos, muita banana e vitamina C ajuda a previnir as câimbras. 

PARA O BOM HUMOR: Sucos naturais sem açucar, tomar sol por dez minutos, caminhar um pouco, ouvir uma boa musica.

Café da manha, lanche, almoço, lanche, jantar e lanche. Pronto. Seis refeições que sustentam e mantém seu padrão físico. Evite comer nos intervalos, evite doces e produtos enlatados ou condimentados. Corte o refrigerante. Suas formas vão agradecer. E nada de Ligth, Diet, Zero. Corte mesmo, e se for tomar suco, sem açúcar. Adoçante é uma química horrorosa. Experimente tomar suco sem açúcar, você se acostuma. 

Bailarina consciente não fica sem comer, não pula refeições e nem faz dietas malucas.